Objetivo e ações realizadas

A efetivação das políticas públicas de educação especial no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), numa perspectiva inclusiva, está estreitamente vinculada aos eixos norteadores da sua proposta curricular, ou seja, a inclusão de alunos com deficiência não está situada como um projeto independente ou paralelo ao conjunto de ações educacionais e de cuidado, mas propõe-se como parte dos princípios básicos da proposta pedagógica. Nesse sentido, as ações inclusivas possuem o estatuto de fundamento, tais como os princípios democráticos, a especificidade da infância, o respeito à criança e às suas necessidades, a perspectiva da criança como ser integral, sujeito de direito, como ser social, respeitando a infância como o tempo de ser criança devendo ser vivido em sua plenitude e seu direito aos bens culturais que se constituem como patrimônio da humanidade. Ressalta-se, porém, que não há um projeto de inclusão no NDI/UFSC, mas um princípio inclusivo básico que se articula com todos os demais, inerentes à proposta curricular e que se volta à todas as crianças matriculadas na instituição. Por isso, para o NDI/UFSC, a inclusão não é apenas um desdobramento das proposições legais ou das políticas públicas, mas um princípio geral norteador de todas as ações éticas, pedagógicas, administrativas, de saúde e de cuidado (Proposta Curricular NDI, 2014).

As ações da equipe multiprofissional têm como objetivos:

  • Viabilizar o trabalho de inclusão escolar de crianças com deficiência na Educação Infantil no contexto do NDI/UFSC;
  • Acolher e assessorar as necessidades pedagógicas de superação de barreiras relativas à inclusão das crianças com deficiência;
  • Promover um espaço para considerar as necessidades de inclusão referentes às diversidades e às diferenças nas práticas pedagógicas desenvolvidas no espaço escolar.